CADASTRO DE CONTAS A PAGAR
Para criar um novo documento do contas a pagar, clique em "Fornecedores" e selecione o fornecedor no qual irá ser criado o documento.
Nota: dependendo da sua licença do sistema, alguns Ãcones não serão exibidos.

NOVO DOCUMENTO
Ao abrir a tela do fornecedor, clique em "Novo Documento" para criar um novo lançamento do contas a pagar.

SELECIONE A EMPRESA E FILIAL
No campo "Empresa", escolha a empresa na qual o documento irá pertencer, depois selecione a filial. (Empresa que irá pagar ao fornecedor).
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(Se seu sistema tiver somente uma empresa e uma filial cadastrada, o sistema escolherá automaticamente sem a necessidade do usuário escolher).

PREENCHA OS DADOS NECESSÁRIOS DO DOCUMENTO
Na tela do documento, preencha as informações necessárias para salvá-lo. Informações como valor, quantidade de parcelas, vencimento, competência, conta contábil e o nome da conta.

RATEIO DE CENTRO DE CUSTO
Se nas parametrizações gerais do seu sistema estiver definido que o centro de custo é de preenchimento obrigatório, o sistema irá solicitar o preenchimento.
Esta parametrização de obrigatoriedade está presente no menu "Cadastros" > "Configurações do sistema".
Selecione a aba Centro de Custo e clique no botão adicionar conforme imagem destacada abaixo.

TELA DO RATEIO DE CENTRO DE CUSTO
Na tela de rateio de centro de custo, escolha o centro de custo na listagem, determine o valor ou porcentagem e clique em "Adicionar".
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O sistema permite que tenha mais de um centro de custo com rateio dos valores no documento.
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Ao finalizar, clique em "Continuar".

OUTRAS INFORMAÇÕES
Também é possível adicionar mais classificações e informações adicionais ao documento através das abas reembolso, impostos, comissão, eventos, job, outras informações, etc.

GRAVE O DOCUMENTO
Após preencher as informações necessárias, clique no botão "Continuar".

PARCELAS DO DOCUMENTO
Após clicar em continuar, confira cada parcela do documento. É possÃvel alterar o vencimento da primeira parcela e fixar a competência.
No exemplo da imagem abaixo, temos apenas uma parcela. Porém, o sistema permite que crie-se de uma única vez várias parcelas. Para isto, basta informar na tela anterior a quantidade de parcelas.
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Em seguida, clique em "Gravar".

DOCUMENTO SALVO
Assim que o documento for salvo, ele aparecerá na lista de contas a pagar do fornecedor.
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Para consultar ou excluir o documento, basta clicar duas vezes sobre ele.
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O sistema permite a exclusão de vários documentos de uma única vez. Basta selecionar os documentos que deseja excluir e em seguida pressionar a tecla delete do seu teclado.
O sistema não permitirá excluir os documentos que estiverem baixados ou que já exista qualquer outra relação com outros módulos do sistema.
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