top of page

CADASTRO DE CONTAS A PAGAR

Para criar um novo documento do contas a pagar, clique em "Fornecedores" e selecione o fornecedor no qual irá ser criado o documento.
Nota: dependendo da sua licença do sistema, alguns ícones não serão exibidos.

cadastrocontaspagarfornecedores.png

NOVO DOCUMENTO

Ao abrir a tela do fornecedor, clique em "Novo Documento" para criar um novo lançamento do contas a pagar.

cadastrocontaspagarnovodocumento.png

SELECIONE A EMPRESA E FILIAL

No campo "Empresa", escolha a empresa na qual o documento irá pertencer, depois selecione a filial. (Empresa que irá pagar ao fornecedor).

​

(Se seu sistema tiver somente uma empresa e uma filial cadastrada, o sistema escolherá automaticamente sem a necessidade do usuário escolher).

cadastrocontaspagarempresafilial.png

PREENCHA OS DADOS NECESSÁRIOS DO DOCUMENTO

Na tela do documento, preencha as informações necessárias para salvá-lo. Informações como valor, quantidade de parcelas, vencimento, competência, conta contábil e o nome da conta.

cadastrocontaspagarcriardocumento.png

RATEIO DE CENTRO DE CUSTO

Se nas parametrizações gerais do seu sistema estiver definido que o centro de custo é de preenchimento obrigatório, o sistema irá solicitar o preenchimento.

Esta parametrização de obrigatoriedade está presente no menu "Cadastros" > "Configurações do sistema".


Selecione a aba Centro de Custo e clique no botão adicionar conforme imagem destacada abaixo.

cadastrocontaspagarabacentrodecusto.png

TELA DO RATEIO DE CENTRO DE CUSTO

Na tela de rateio de centro de custo, escolha o centro de custo na listagem, determine o valor ou porcentagem e clique em "Adicionar". 

​

O sistema permite que tenha mais de um centro de custo com rateio dos valores no documento.

​

Ao finalizar, clique em "Continuar".

cadastrocontaspagarcentrodecusto.png

OUTRAS INFORMAÇÕES

Também é possível adicionar mais classificações e informações adicionais ao documento através das abas reembolso, impostos, comissão, eventos, job, outras informações, etc.

cadastrocontaspagaroutrasinf.png

GRAVE O DOCUMENTO

Após preencher as informações necessárias, clique no botão "Continuar".

cadastrocontaspagarcontinuar.png

PARCELAS DO DOCUMENTO

Após clicar em continuar, confira cada parcela do documento. É possível alterar o vencimento da primeira parcela e fixar a competência.

No exemplo da imagem abaixo, temos apenas uma parcela. Porém, o sistema permite que crie-se de uma única vez várias parcelas. Para isto, basta informar na tela anterior a quantidade de parcelas.

​

Em seguida, clique em "Gravar".

cadastrocontaspagarparcelamentonota.png

DOCUMENTO SALVO

Assim que o documento for salvo, ele aparecerá na lista de contas a pagar do fornecedor. 

​

Para consultar ou excluir o documento, basta clicar duas vezes sobre ele.

​

O sistema permite a exclusão de vários documentos de uma única vez. Basta selecionar os documentos que deseja excluir e em seguida pressionar a tecla delete do seu teclado.

O sistema não permitirá excluir os documentos que estiverem baixados ou que já exista qualquer outra relação com outros módulos do sistema.

​

cadastrocontaspagarlista.png
bottom of page